carregando
logo

Artigo

Culto à Santa Morte é uma blasfêmia e uma degeneração da religião

access_time chat_bubble_outlineBrasil
FONTE

Cidade do México (RV) – O Presidente do Pontifício Conselho para a Cultura, Cardeal Gianfranco Ravasi, qualificou o culto à chamada Santa Morte – que aparentemente está se alastrando no México - é uma "blasfêmia" e uma "degeneração da religião".

Os devotos da Santa Morte veneram a imagem de um esqueleto feminino vestido com uma túnica e com uma foice na mão.

O culto, que se acredita que já exista desde os tempos coloniais, mistura crenças indígenas e antigos ritos pagãos com a tradição de veneração aos santos, introduzida pelos missionários espanhóis. 

“A religião celebra a vida, mas aqui você tem a morte”, afirmou em encontro com a imprensa. 

O Cardeal Ravasi também se referiu ao fato de que o culto à Santa Morte é particularmente popular entre membros dos cartéis de traficantes de drogas e em regiões onde são registrados episódios de violência relacionados ao tráfico.

Durante sua visita ao país, para participar da iniciativa ‘Pátio dos Gentios’, o cardeal afirmou que um país como o México, no qual se estima que 70 mil pessoas tenham sido mortas em crimes relacionados ao tráfico de drogas nos últimos seis anos, é preciso investir na educação como um válido antídoto contra a droga. 

“O crime organizado é anticultura e deve ser combatido pela polícia e o Estado, mas principalmente com a educação e a formação de um novo modelo de humanidade”, disse.

Não existem estimativas confiáveis sobre o número de devotos da Santa Morte, mas estudiosos afirmam que os templos dedicados a ela têm-se alastrado no México e nos Estados Unidos, onde o culto é popular entre os imigrantes mexicanos.

Geralmente as funções são preparadas em altares feitos nas casas dos devotos onde são colocadas oferendas como velas, frutas e tequila para se pedir uma graça da Santa Morte.

Em 2012, a polícia do norte do México prendeu oito pessoas por envolvimento com a morte de dois meninos e uma mulher em sacrifícios. Segundo a promotoria, estes sacrifícios estavam ligados ao culto da Santa Morte.

Fonte: Radio Vaticana.